top of page
LOGO GOVERNANCE CONSULTORIA_LOGO HORIZONTAL cópia 4.png

Evento voltado para Tecnologia e Dados para Destinos Turísticos Inteligentes

  • Foto do escritor: Governace Consultoria
    Governace Consultoria
  • 9 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura


O conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) tem conquistado espaço e é muitas vezes associado às grandes cidades, mas essa visão é limitada. Segundo Federico de Arteaga, presidente da Rede Ibero-americana de Destinos Inteligentes, os DTI podem ser implementados tanto em metrópoles quanto em áreas rurais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento local e regional.


Arteaga enfatiza que o impacto do modelo DTI é mais notável em destinos menores, como cidades rurais, pois promove uma rede de colaboração que impulsiona a inovação, acessibilidade e sustentabilidade. Ele esclarece que os DTI não são apenas hubs tecnológicos, mas dependem majoritariamente de inteligência não tecnológica, com apenas 20% voltado para tecnologia. Os pilares fundamentais do modelo incluem governança, inovação, sustentabilidade e acessibilidade, nos quais a tecnologia funciona como suporte para a gestão eficiente dos destinos.


Ferramentas acessíveis, como aplicativos e sistemas de informações em tempo real, permitem que destinos menores implementem soluções inovadoras para melhorar a experiência dos visitantes e a qualidade de vida dos moradores. Andrés Martínez, CEO da iUrban, destaca a plataforma Cicerone como uma solução escalável para municípios com recursos limitados. A ferramenta centraliza informações turísticas, utiliza chatbots que operam em até 95 idiomas e reduz o uso de papel, oferecendo serviços inteligentes e personalizados.


Barbara Blaudt, diretora de inovação no turismo brasileiro, reforça que o DTI é um modelo estratégico para todos os tipos de destinos, sejam eles urbanos, rurais ou litorâneos. Além disso, o modelo oferece uma abordagem contínua de melhoria e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Exemplos inspiradores, como Chascomús, na Argentina, mostram como cidades pequenas podem se destacar como DTI ao adotar práticas que integram tecnologia e gestão eficiente. A Rede Ibero-americana DTI, por sua vez, lançou a iniciativa "Destinos Piloto", com a participação de mais de 40 locais para autodiagnóstico e implementação do modelo.

Em síntese, os DTI representam uma oportunidade para destinos de todos os portes transformarem suas práticas, impulsionando o turismo sustentável e o desenvolvimento local, beneficiando tanto visitantes quanto residentes.


A Governance em parceria com a Câmara de Comércio Internacional para Municípios - CCIM - esteve em Buenos Aires recentemente participando de um evento voltado para Tecnologia e Dados para Destinos Turísticos Inteligentes, organizado pelo Instituto Ciudades del Futuro, com o objetivo de apresentar soluções inovadoras para destinos de qualquer porte.


A Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes se reuniu e lançou a Comissão de Governos Nacionais, parceria entre os Ministérios do Turismo do Brasil, da Colômbia, do Peru e do Equador para fortalecer uma atuação conjunta dentro dessa temática de DTI.


Vários destinos brasileiros marcaram presença apresentando cases de sucesso na área de Inovação, entre eles Bonito (MS), sede da próxima Feira Internacional de DTI, Fortaleza, Gramado e o pequeno município de São Martinho (SC), o qual atua ativamente na inovação tecnológica para melhorar a segurança e ter acesso a dados locais.


Visitamos a Embaixada do Brasil em Buenos Aires, onde fomos muito bem recebidos pelo Conselheiro Luís Marfil, o qual demonstrou interesse em conhecer melhor as oportunidades de parceria com a CCIM, sempre no intuito de trazer desenvolvimento para os pequenos municípios brasileiros.


A Argentina é a 3a maior economia da América Latina e o terceiro maior destino para exportações brasileiras no mundo, atrás somente da China e dos EUA.


O mercado argentino oferece mais de 2 mil oportunidades para produtos brasileiros, o que significa US$58 bilhões em negócios, principalmente no setor de máquinas e equipamentos de transporte (fonte: ApexBrasil).


Definitivamente é um mercado que está em nosso radar para negócios e investimentos.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page